Doce de Abóbora (adaptada d’ O Pantagruel)
1 kg de abóbora
1, 5 kg de açúcar [eu usei 1 kg]
1 pau de canela [eu usei 2]
1 colher de chá bem cheia de canela em pó
[1 punhado de nozes partidas aos bocados]
Corta-se a abóbora em pedaços, que se descascam e cozem em água e pouco sal. Escorrem-se num passador, espremem-se num pano, passam-se por um passe-vite e mistura-se o polme resultante com o açúcar, mexendo bem para o dissolver. Põe-se então ao lume brando com o[s] pau[s] de canela e deixa-se ferver, mexendo sempre até fazer estrada. Tira-se, bate-se até abrandar o calor, liga-se com a canela em pó [e as nozes] e guarda-se em boiões.
The second time around I only used 1 kg of pumpkin (and decided to reduce the amount of sugar: the recipe calls for 1,5 kg but I just used 1 kg) and it worked! Here’s a tradicional Portuguese recipe for pumpkin jam with cinnamon and walnuts:
Pumpkin Jam (adapted from O Pantagruel)
1 kg of pumpkin
1,5 kg of granulated white sugar [I used 1 kg]
1 cinnamon stick [I used 2]
1 rounded teaspoon of ground cinnamon
[a handful of chopped walnuts]
Cut the pumpkin in pieces, peel them and cook them in water and a pinch of sea salt until soft. Drain the pulp and pat it dry with a tea towel. Process the pulp using a mouli, place it in a preserving pan and add the sugar, mixing it with a wooden spoon until it dissolves completely. Turn the heat on, add the cinnamon stick[s] and let it boil. The mixture is ready when you scrape the spoon through it and you can see the base of the pan for a couple of seconds. When it has reached this stage, remove the pan from the heat, add the ground cinnamon and the chopped walnuts and pour into jars.
(images: Tiago Cabral)




Interessante, aqui no Brasil também gostamos muito do doce de abóbora, mas costumamos colocar côco, mas deve ficar muito bom com nozes. abraços desde o sul do Brasil
LikeLike
Adoro…!
Feliz Natal!
Ana Paula
LikeLike
_________Feliz Na____________Feliz Nat
______Feliz NatalFel_______Feliz NatalFeliz
____Feliz NatalFeliz Na___Feliz NatalFeliz Na
___Feliz NatalFeliz NatalFeliz Nata_______Feli
__Feliz NatalFeliz NatalFeliz Nata_________Feli
_Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFel_______Feli
_Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz N______F
Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz Natal__Fel
Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFel_F
Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz
Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz
_Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFel
__Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz NatalF
____Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeliz Nat
______Feliz NatalFeliz NatalFeliz NatalFeli
_________Feliz NatalFeliz NatalFeliz Nat
____________Feliz NatalFeliz NatalFel
______________Feliz NatalFeliz Nat
_________________Feliz NatalFe
___________________Feliz Nat
_____________________Feliz
______________________Feli
_______________________Fe
Um Feliz natal e um Próspero Ano Novo para vc e td a tua familia,beijokas…
http://agulhaetricot.blogspot.com
http://agulhaetricot.com
http://titacarre.elo7.com.br
LikeLike
Este ano tb fiz doce de Abóbora para oferecr no Natal,mas faço de maneira diferente cozo a abóbora e o açucar juntos com um bocadinho de cascade limão e dois paus de canela, no fim coloco as nozes.
Bom Natal, :))
Bjs
Sónia
LikeLike
Mmm, it looks so shiny, so good! My partner's granny always makes perfect jams… and apparently with no effort : ) I wish our generation would keep on maintaining that home-making wisdom!
LikeLike
Adoro doce de abobora tambem, sou brasileira e moro em Londres, e quando li seu post estava comento justamente um doce de abobora importado na mala. Jah guardei sua receita e vou tentar fazer aqui.
Adoro seu blog, suas fotos sao sempre lindas.
bj
LikeLike
Aqui em casa gostamos muito dele. Um lindo Natal pra ti e tudo de bom,chica
LikeLike
Interessante, no Brasil também gostamos muito do doce de abóbora, mas costumamos colocar côco [2]. Abraços de Roma, Luciana
LikeLike
Esta receita de doce de abóbora não conhecia, tb não conhecia esse mito que não se deve dobrar as receitas.
Como qualquer doce o que faço é pesar o fruto e juntar o mesmo peso de açúcar se for para conservar e for para consumir logo reduzo esta quantidade.
Mas já agora aproveito para partilhar a melhor receita de doce de abóbora que tenho e que faço, dá mais trabalho mas fica delicioso.
Parte-se a abóbora em pedacinhos bem pequeninos pesa-se e junta-se a metade do peso em açúcar. Junta-se o sumo de 2 laranjas e deixa-se a macerar durante 24h. Leva-se a cozer em lume brando até achar que está cozido no final pode passar-se um pouco com a varinha mágica mas não muito para que fique alguns pedaços inteiros junta-se um bom punhado de noz e deixa cozer-se um pouco mais. Guarda-se em frascos previamente esterilizados bem cheios fecha-se a tampa ainda quente e inverte-se o frasco.
LikeLike
P.S. esqueci-me de referir na receita anterior que se deve colocar tb pau de canela.
LikeLike
Talvez possa usar reaproveitar o primeiro doce para fazer um pudim ou um bolo … às vezes quando uma receita não corre bem, aproveito para fazer experiências e muitas vezes tenho boas surpresas …
Feliz Natal!
LikeLike
Olá,sou uma fã do seu blog…adoro costuras e plantas e vou dar-lhe outra receita de doce de abóbora da minha mãe que é transmomtana.
Corta-se a ab´bora em quadrados, pesa-se e o segredo é colocar o açucar (1 kg de abóbora para o,75 de açucar) junto com a abóbora algumas horas até derreter naturalmente, por exemplo se deixar à noite de manhã está derretido. dp coloca um pau de canela e uma casca de laranja a ferver durante algumas horas até fazer o ponto, 2 ou 3h…fica óptimo. Feliz Natal. Cristina Pires
LikeLike
Eu ando com vontade de fazer compota de abóbora (sem as nozes) para depois servir como sobremesa: um bocadinho de compota no fundo de cada taça individual, coberto com natas azedas batidas (com pouquíssimo açucar) e enfeitado com amêndoas em lascas. Claro que o clássico: compota de abóbora com requeijão também sabe sempre bem. Agora nas festas e em família sabem ainda melhor. Vou seguir esta receita, obrigada. *
LikeLike
Ah! Constança, não me digas que jogaste tudo fora?
Poderias enrolar como docinhos para festa e colocar em pequenas forminhas de papel, renderia até uma mimoso presentinho, postos em uma caixinha, decorada com todo o teu bom gosto! Que tal?
LikeLike
Muito obrigada pelas receitas! Vou experimentá-las.
A primeira tentativa revelou-se impossível de ser aproveitada – ainda pensei transformar aquilo em rebuçados mas estava demasiado duro e demasiado doce.
LikeLike
Olá Constança! Uma forma de tornar os doces mais saudáveis e mais frequentes é usar adoçantes naturais e alternativos á sacarose que é um verdadeiro veneno! eu estudo culinária macrobiótica e rendi-me ás geleias de cereais, como o mel de arroz, de trigo ou espelta! experimente! A sua saude agradece 🙂 Tudo de bom! Constância*
LikeLike